terça-feira, 16 de março de 2010

Música Suja - Skylab Experiência



O cantor, compositor e poeta carioca Rogério Skylab após nove anos de ininterrupto trabalho, chega à iminência da conclusão de sua série. Segundo o artista, Skylab X será o último trabalho com canções inéditas.”A composição de uma obra ou de uma música devem ser planejadas, calculadas - fria e sistematicamente - assim como as execuções de um Serial Killer”.

Inspirado pelo laboratório espacial homônimo, Skylab abusa da liberdade linguística, poética e musical, colocando o empirismo acima de qualquer paradigma ou vertente consagrada no mainstream ou mesmo no underground. Samba, Heavy, Punk Rock, Reggae,Bossa Nova e até música atonal são o pano de fundo do poeta que escarnece da pós-modernidade.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Todavia, como era de se esperar, sua poesia e seu “lirismo” fogem à inteligenzia artística das massas e aos padrões concebidos pela indústria fonográfica. Skylab mainstream, no programa do Jô Soares é visto pelo público louca e comicamente, infelizmente, ou não, a forma escatológica deixa implícita a substância amarga e ácida que permeia suas composições.

Mas é toda a compreensão do ser vivo que deve ser revogada em questão, se é verdade que a vida deve ser pensada como uma potência que excede incessantemente as suas formas e as suas realizações.

Após um ano bastante produtivo com o ao vivo Skylab IX e de Skylab e Orquestra Zé Felipe, projeto experimental, atonal, caótico, anárquico e único, vamos aguardar Skylab X ! Seja como for, Rogério marca a música marginal brasileira por sua originalidade e pela forma planejadamente bizarra como toca em temas seríssimos.

E como este assunto rende pano para manga, farei uma apreciação de Skylab I a IX aqui nesta seção, se assim me for permitido.

Confiram aqui a entrevista de Skylab para um portal de Leopoldina – MG, cidade em que passou carnaval e tem visitado constantemente, o que segundo ele: “lhe dá forte ímpeto para mudar-se para lá e morrer no esquecimento”, como o fez Augusto do Anjos.

Site Oficial do Skylab
Blog do Skylab

Carlos Carvalho

2 comentários:

  1. show cara! particurlamente gosto muito deste "destrutivismo" imposto pelo skylab! é bom por que choca e repensa muita coisa! espero pelos próximos textos malandro!

    ResponderExcluir
  2. Será que existe a possibilidade dele aparecer em BH este ano??
    Seria ótimo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...