terça-feira, 9 de março de 2010

Música Suja - O Anti-herói Britânico

Para alguns ele é uma cópia barata de John Lennon. Para outros, um compositor talentoso cujo a principal influência é John Lennon. Amado e odiado, Noel Gallagher é uma das maiores figuras da música britânica da década de 1990. Sempre controverso e polêmico, construiu uma respeitável carreira com o grupo Oasis, se destacando como o principal compositor, além de se tornar freqüentador assíduo dos tablóides devido a suas declarações e brigas com o irmão e vocalista do Oasis, Liam Gallagher.

Muitas dessas brigas foram encenadas, segundo eles próprios. Ah, é claro. O marketing é uma arma muito usada pelo Noel. O cara adora ser famoso e não nega. Certa vez disse: "Nada me incomoda mais quando grupos como Pearl Jam e Nirvana reclamam da vida e da fama.

Deixe eu lhe falar: ser famoso é ótimo! A emoção de quando alguém lhe pede um autógrafo, inacreditável!... Eu acho que não consigo entender os pensamentos de Eddie Vedder e o resto... quero dizer, se você não gosta do seu trabalho, porque você não vai trabalhar num lava-jato ou no McDonald's?"


Apesar das jogadas de marketing, Noel conseguiu tudo o que tem devido a seu talento. Ele compôs a maioria das músicas do Oasis sozinho, mostrando uma facilidade incrível para fazer boas músicas com poucos acordes. Muitos o criticam pela arrogância, mas não vejo isso como um aspecto negativo e sim como auto-confiança e marketing, acima de tudo.

Noel não é o modelo de herói que costumamos idealizar no mundo das celebridades. Ele não é o Bono Vox. No DVD do filme Trainspotting você encontra uma citação a respeito do músico, tecida por Irvine Welsh, autor do livro homônimo, num texto em que faz comentários sobre o filme.

Ele enquadra Noel numa categoria de “modernos anti-heróis da classe trabalhadora britânica que tiveram seu pedaço do bolo e comeram”. Gallagher pode ser melhor entendido, portanto, como um anti-herói que não tem qualquer problema com o fato de passar essa imagem ao público.


Agora separado do Oasis devido a uma real briga com o irmão, Noel segue em frente e já tem shows marcados para março, no Live For Teenage Cancer Trust, evento beneficente do qual ele participa desde 2000.

Ele nunca vai ser um herói, mas sempre será um músico de talento peculiar e uma personalidade irônica, introvertida e ambiciosa. Para finalizar e mostrar o que estou falando, aí vai outra célebre frase dele: “Tá perguntando se eu sou feliz? Olha, tenho 87 milhões de libras no banco, um Rolls Royce, 3 fãs me perseguindo, vou entrar na diretoria do Manchester City, faço parte da maior banda do mundo. Estou feliz? Não, eu quero mais!!!”

http://www.youtube.com/watch?v=uc2vvQx-ibM

Arthur Viggi






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...