sexta-feira, 5 de março de 2010

Sujos Factual - Sarney na Presidência?


Você consegue imaginar o pomposo senhor bigode da política nacional na Presidência?

Quem lê minha pergunta e não esteve muito interado do que rolou por essa semana, pode pensar que falo do passado. Quando em função da morte do então presidente Tancredo Neves, Sarney assumiu a presidência (1985-1990). E dessa passagem não posso me atrever, porque esse, hoje barbado, colunista foi fabricado, concebido e nasceu nesse período(1988).

Mas não é caso passado, infelizmente falo da nossa política iminente, falo de amanhã, corremos o risco de ter Sarney na Presidência novamente. Sim, é possível meu caro amigo, não faço terrorismo. Está em todos os jornais, e noticiário.


Segundo, o Jornal O Globo, o presidente Lula cogita a possibilidade de se afastar da presidência nos meses que precedem a eleição, para poder se empenhar de vez na epopéia de tornar a candidata Dilma popular e forte para as próximas eleições.

Esse afastamento voluntário da presidência seria importante para Lula não se complicar com a justiça eleitoral.


Porém, essa manobra política pode ser muito mais perigosa para o próprio Lula do que para qualquer outra pessoa envolvida. Hoje é unânime a opinião que o nosso atual presidente terá papel decisivo na influência do eleitorado. Há quem diga que atualmente Lula tem real poder de escolher seu sucessor.

Só que na tal manobra de afastamento, ele pode colocar no cargo a última pessoa indicada pra ele. Como o imediato na sucessão vice-presidente José de Alencar deve se afastar para disputar as próximas eleições para governador; assim como o seguinte na linha sucessória o presidente da Câmara de Deputados, Michel Temer. Lula passaria o bastão para Sarney.

Entendem a gravidade do ato? caso isso aconteça, ficaria Lula imune as críticas?


Sinceramente, se isso realmente acontecer, eu penso que Lula está dando a arma que a oposição precisava, mas não tinha contra sua popularidade. Relendo meu próprio texto percebi até aqui percebi que ele parece partidário do PT e Lula.

Só que não é nada disso, vocês que acompanham essa coluna sabem da minha rejeição a candidata Dilma, e agora é tudo mais claro como uma escolha errada( a indicação dela) pode complicar uma sucessão que parecia tão simples pela medida da popularidade de Lula.

João Ninguém

Um comentário:

  1. Pelo menos tem um lado bom: se isso acontecer, serão menores as chances da Dilma :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...