sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sujos Factual - O Candidato de uma nota só: Visionário ou Utópico?


A arena política brasileira é um ambiente hostil para os inocentes. É preciso no mínimo malandragem para não virar mero fantoche. É tudo muito bem armado, a corporação política não funciona nem se move por ações solitárias.

Não é questão de mérito da ação que a faz prosperar ou não, mas quem a defende depende muito mais da força de suas alianças do que da força de suas idéias. Então eis o dilema: Se a idéia vai contra o sistema que sentido faz rendê-la a ele?

Mas, nos corredores fétidos do parlamento nacional há criaturas quixotescas que sobrevivem dos próprios sonhos e os alimentam com a paciência da perseverança por dias melhores.

Como “Membro da equipe dos Sujos” afirmo não confiar em promessas, preferir muito mais metas às esperanças. Só que essa figura que pretendo analisar e o trabalho que ele desenvolve, sinceramente, tem minha fé cega. Trata-se Senador Cristóvam Buarque.


Esse homem da fala mansa traz o discurso da Educação com a sinceridade que jamais vi em qualquer outro político. A Educação não pode faltar no discurso de um candidato. Independente do patamar da disputa, mas o que vemos é que ela só consta no palanque e debates políticos.

A Administração Pública leva a educação a segundo plano, as melhores administrações brasileiras tem sido de caráter imediatista, ignorando a evidência que sem educação não haverá problema algum resolvido definitivamente.

Cristóvam Buarque já foi candidato a presidente da república, candidatura tímida mas como sabe-se que uma candidatura para ganhar força precisa se comprometer com forças alheias aos próprios interesses. Defender uma candidatura que priorize a educação vai encontrar apoio de que empresas?

O crescimento desenfreado é o que interessa, o país precisa produzir, a máquina não pode parar, só que o descaso com a formação humana se não for percebido logo formará muito em breve um colapso na economia brasileira. A falta de preparo da mão de obra, vai transformar o Brasil num país cada vez mais desigual, cada vez mais violento e assassinar a sangue frio o potencial de País do Futuro.


Reformulando a pergunta-título, o Senador Cristóvam é um pobre sonhador que jamais vai alcançar seus objetivos sem se render as forças do sistema? Ou, ele é um visionário que o tempo demonstrará e o sistema cedo ou tarde se renderá as idéias como as dele?

Pra finalizar, a escolha desse personagem para essa reflexão foi pessoal, mas a exposição que pretendi não se prende a esse ou aquele indivíduo, vislumbra o nosso futuro. Devemos ou não render nossos sonhos, jogar o jogo deles e ver o que conseguimos alcançar, fazer negociata das nossas esperanças para ver um ou outra realizada. Ou, devemos acreditar na nossa luta sem disposição para negociar, não aceitar condições dos atuais donos do jogo?


Quer saber minha resposta? Um fervoroso ato reacionário não supera uma singela, sublime e suave atitude revolucionária. Não reaja, aja com convicção naquilo que crê e realidade alguma resistirá as tuas ideias!

João Ninguém

8 comentários:

  1. É, cara, logo percebi que o blog d`Os Sujos tinha algo beatnik e um quê de pulp fiction.
    Muito bacana as narrativas e digo até inflamáveis, qual fósforo na mão de quem fuma.
    Estão mandando super bem.
    Voltarei outras vezes.
    Abraço...

    p.s. se quiserem conhecer o que faço, sigam o link do meu “Palavra Leste.blogspot.com”

    ResponderExcluir
  2. O Cristovam engana bem, com sua sinfonia monocórdia, mas os senadores todos são cúmplices ou omissos, não há terceira alternativa.

    ResponderExcluir
  3. Eu te convido a participar do movimento D. Quixote 2010 com 13.000 membros de todo o Brasil, autogestionário, que defende a não-doação a partidos políticos e o ativismo local.
    http://www.movimentomarinasilva.org.br/

    ResponderExcluir
  4. Excêlente texto! claro, singelo e objetivo, pode mandar mais desses, que estaremos sempre no aguardo. Parabéns
    Fábio.

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm acredito no Senador Cristovam. E sinceramente, nunca pensei que fosse acreditar em algum político.

    Vale lembrar que político nem sempre vai pensar como agente, nem vai defender sempre o que achamos certo. Temos é que exigir o MINIMO que é honestidade e sinceridade, que infelizmente é o que falta para a maioria.

    Belo artigo João Ninguém, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. E existirá mesmo algum político que se comprometerá com essa formação humana citada sem antes se corromper aos 'sujos'? Uhmm, é de 'esperar sentado', viu!
    Excelente texto!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo artigo João! Não devemos deixar de acreditar, e principalmente quando o foco é educação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Acreditar é necessário, porém não devemos aguardar sentados esperando que um dia tudo se resolva. Precisamos de ação, de pessoas comprometidas, precisamos colocar a boca no trombone. Nós brasileiros somos muito pacíficos. Os escandalos acontecem diariamente em nossa frente e o que fazemos? Nos omitimos, esquemos, fingimos que não é conosco, que não é em nosso país, ou até mesmo que não adianta fazer nada porque a situação não irá mudar.

    Se queremos transformar o país, temos que obolir o conformismo de nossa "índole brasileiristica".

    Ass: Alice

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...