domingo, 3 de janeiro de 2010

Cultura Suja-Beba sem moderação


Ela é vendida em mais ou menos 140 países. É um símbolo do patriotismo e do imperialismo americano, além de ser fornecida por uma empresa extremamente bem-sucedida no marketing e nos lucros. Criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886, a Coca-Cola foi originalmente concebida como um remédio para os nervos, cujo um dos compostos era um famoso estimulante denominado cocaína.

A empresa nega atualmente que ainda sejam usadas folhas de coca na produção da bebida, porém caras como Evo Morales já declararam que a empresa compra toneladas e toneladas de coca da Bolívia, e as usa como matéria-prima. Dizem por aí também que até o Papai Noel teve que mudar de roupa exatamente por causa da Coca-Cola.


Como a coluna Cultura Suja trata não só de gostos, mas também de hábitos, tomei a liberdade de citar essa marca global (e isso não quer dizer que é da Rede Globo). Ela está tão entranhada em nosso cotidiano que fica difícil não enquadrá-la dentro do universo cultural.

Mas, voltando ao campo histórico, no 50º aniversário da empresa, o produto já era ícone nacional nos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi requisitado o fornecimento do produto nos fronts de batalha, o que deu um “gás” ainda maior no marketing. Além do uso da cocaína, existiram outras polêmicas a respeito de efeitos colaterais para a saúde.


Mas às vezes tenho a impressão de que muita gente preferiria não saber dos males de certas coisas. Mesmo que subconscientemente estivessem cavando a própria cova, achariam melhor que não existissem evidências que comprovem o fato. Eu sou umas destas pessoas. Se Coca-Cola faz mal, não quero saber. Quero beber mais. Não sou comunista.

Lilly Rose

Um comentário:

  1. Curiosidades da coca-cola...
    Realmente, este é um produto que pouco adiantaria saber dos males, continuaríamos a consumir do mesmo jeito! O que seria da sua festa de aniversário, do almoço, ou de qualquer outro momento de socialização?
    O que oferecer? Em todo caso, uma pepsi..rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...