sábado, 30 de janeiro de 2010

Cultura Suja - A Rainha do Crime


Autora de 80 romances policiais, entre outras obras, ela é conhecida como “a Rainha do Crime” e é um dos nomes mais famosos da Inglaterra. Seus livros já venderam mais de 1 bilhão de cópias somente em língua inglesa, e mais outros bilhão em outras línguas, marca que faz de Agatha Christie uma das autoras mais publicadas de todos os tempos.

Assim, por pior que seja a biblioteca que você freqüenta, provavelmente ela dispõe de uma coleção de livros da Agatha, ou pelo menos os mais famosos, tais como “Assassinato no Expresso do Oriente” ou “O Caso dos Dez Negrinhos”.

Seus romances são extremamente inteligentes e bem elaborados, de forma que o leitor sempre se surpreende com o desfecho das histórias, dificilmente conseguindo identificar o assassino. O personagem mais famoso de Agatha é o detetive Hercule Poirot, homem de baixa estatura, muito astuto, de aparência elegante e comportamento extravagante.


Agatha teve uma infância reclusa, tendo sido educada pela própria mãe. Trabalhou num hospital e numa farmácia, durante a 1ª Guerra Mundial, o que lhe deu o conhecimento necessário sobre venenos para bolar os assassinatos em suas ficções. Uma curiosidade sobre sua vida é que durante a década de 1920, a autora desapareceu por quase 2 semanas.

Oficialmente, o evento foi justificado por um colapso nervoso, culminando em amnésia temporária. O colapso supostamente aconteceu em função de 2 traumas sofridas pela autora. O primeiro foi a morte da mãe (Agatha passou 3 meses na casa de sua mãe separando os objetos que iriam ser guardados ou distribuídos, longe do marido).


O segundo foi o divórcio pedido pelo marido (durante esses três meses de separação, seu marido se envolveu com outra mulher). Esse acontecimento gerou grande polêmica e todo tipo de especulações. Falou-se que ela foi assassinada (o principal suspeito foi o ex-marido), seqüestrada e que tinha cometido suicídio. Por fim ela foi encontrada em um hotel, hospedada com nome e sobrenome falsos.

Pra fechar a matéria sobre essa grande personalidade, recomendo a leitura de seus livros. Será bom principalmente para quem está começando. Nada como este tipo de livro pra te puxar pra dentro do mundo literário.

Lilly Rose

Um comentário:

  1. "Assim, por pior que seja a biblioteca que você freqüenta, provavelmente ela dispõe de uma coleção de livros da Agatha(...)". É a mais pura verdade.
    Não tem jeito. Os livros da autora estão em todos os lugares e representam a leitura clássica obrigatória.
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...