sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sujos Factual - Livro: Honoráveis Bandidos, Um retrato do Brasil na Era Sarney – Palmério Dória


Caixa-preta da história de José Sarney

Faz tempo que pretendo falar sobre essa obra, preferia ler antes de recomendá-la, mas não posso comentar porque não a tive em mãos. Trata-se de uma biografia que investiga toda a sujeira que se desenhou a vida política do Moderno Senhor Feudal Maranhense, o inabalável José Sarney.

O jornalista Palmério Dória depois de anos de pesquisa traz à tona muitas histórias inconvenientes para Sarney, com episódios que vão desde a vida política até mesmo à vida sexual, quando os episódios não unem as duas coisas.


A pornográfica história de um dos pilares da corrupção política nacional foi encoberta por muito tempo, esse é um trecho da matéria da Folha de São Paulo que me instigou ainda mais o interesse por essa obra:

“A noite de autógrafos de Dória foi marcada para ocorrer na sede do sindicato dos banqueiros, porque as livrarias do Maranhão se recusaram a lançar a obra no mês passado. Segundo o sindicato, estudantes ligados à família Sarney jogaram ovos e uma torta na direção de Dória, em protesto contra o livro. Houve também uma discussão entre os participantes do evento e os manifestantes.”


A recusa das livrarias em circular os exemplares não ocorreu só no feudo de Sarney, se estendeu por todo o país, até que em setembro a revista “Caros amigos” deu destaque a Obra. Logo a obra atingiu o segundo lugar na lista de mais vendidos da Revista Veja – atualmente com 28 mil exemplares - , e então aí sim, toda a mídia foi obrigada a dar algum destaque a obra.

Por falta de grana ainda não li, mas quem fica a dica pois a quem se interessa por política eis algo altamente recomendável! Quem já leu deixa aí sua opinião.



João Ninguém

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...