sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sujos Factual-Socialismo: utopia ou possibilidade?


Na teoria, ele é bem interessante. Na prática, nem tanto. Pelo menos é o que a história mostrou. Nem Rússia, nem Cuba, nem China se desenvolveram com este modo de produção. Me parece mais a representação da rebeldia juvenil do que propriamente um modelo econômico.

É claro que Karl Marx passou sua vida inteira estudando para que pudesse escrever livros como “O Manifesto Comunista”, que é muito bom por sinal. Porém atualmente a prática do comunismo é um sonho nutrido essencialmente por estudantes de cursos de humanidades. Certa vez, na faculdade, ouvi uma garota ironizar um “revolucionário”, dizendo que seu sonho era ter sido torturado pelo regime militar. Esse comentário me fez refletir a respeito.

Apesar do notável fracasso do socialismo, alguns ainda o defendem com garra, nos lembrando décadas passadas. Seria uma falha do homem ou do modelo? Cuba é uma ilha no meio do nada, com carros da década de 50.

A China mantém uma postura de abertura econômica. Não se vêem mais políticos influentes defendendo a bandeira vermelha (não me refiro ao PT). O capitalismo, naturalmente, foi benéfico para uns e maléfico para outros, pois isso faz parte da sua dinâmica.

Mas seria a solução alterar todo o sistema para viver em um mundo mais justo? Eu vejo mais sentido em viver longe da civilização do que tentar mudar seu jeito de ser. É claro que todos podemos contribuir com atitudes menos “ousadas”, como ajudar um menino de rua. Mas se for pra entrar nessa onda anti-capitalismo, prefiro ir morar com um monge tibetano.

Lilly Rose

Um comentário:

  1. Esta discussão é interessante. No final do ano passado, quando vivenciávamos o ápice da crise econômica mundial, o capitalismo foi colocado em cheque e com este levantamento histórico, o socialismo também foi recorrido. Afinal, por que o homem não refez estes modelos? Existiria uma medida ainda mais alternativa?
    Os esteriótipos e ídeias concebidas pelo imaginário popular dizem que o socialismo é utópico e que o berço do capitalismo são os USA.Há mais a ser dito, desbravado, estudado.
    Queria saber mesmo, para onde vamos nesta história toda...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...