quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sujos Factual-Fator Andrade


Quando o juiz apitou o fim do jogo no domingo passado, e a torcida do Flamengo comemorava mais um título brasileiro, um negro, de Juiz de Fora, se consagrava campeão brasileiro de futebol. Sintomático.

Andrade é de origem humilde. Fez parte da geração campeã do rubro negro na década de 80. Tem identificação com a firma.

Um profissional competente, em meio a orgia financeira, midiática e escandalosa dos mega-stars dos gramados. Contido, em nenhum momento ousou colocar a faixa antes de conquistar o campeonato.

Futebol é um espelho de nossa sociedade. Ascensão social, reconhecimento, fama.

E é claro, desvios de caráter, atitudes dúbias, medidas extremas, vontade de aparecer. Racismo. Em meio a tudo, e a todos, talvez a frase que mais tenha chamado atenção no ano tenha sido como ele mesmo é. Simples:

“Os humilhados serão exaltados”

A frase diz muito mais do que parece. É mais do que esporte. Para quem convive todos os dias com o preconceito, a ignorância e a humilhação, seja ela sutil (que por hora é ainda mais devastadora) ou esculachada na cara, Andrade é um alento.

É uma grande lição para os que são discriminados pela cor, pela origem ou pela raça. Pelo tamanho, pelo cabelo crespo ou pelo peso de seu corpo. Discriminação é sinônimo de humilhação. E só quem sente sabe como é. E sabe como vencê-la. Parabéns Andrade.

O blog não veste camisa alguma.

Marc Balender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...