segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sujos Factual-Maicon, não Michael


Maicon é negro, pobre e sujo. Anda pela rua como se esta fosse sua casa. Bom, na verdade esta é sua casa. Ele reside, mais especificamente, numa praça qualquer de uma cidade qualquer. Seu maior sonho é ter o que comer antes que o dia termine. O último desjejum foi feito com uma refeição qualquer comprada com um dinheiro qualquer.

Porém Maicon tem um hobbie, que aliás ele usa como profissão. Sempre que dá ele pega seu violão qualquer e toca com um boné qualquer ao seu lado, numa calçada suja qualquer. Sua rotina é basicamente composta de emoções boas e ruins, dias ensolarados e dias chuvosos. De quando em vez pára uma gente qualquer para assisti-lo tocar.

Dificilmente ganha dinheiro, mas Maicon sempre estranha a expressão facial de seus expectadores. Parecem maravilhados, como se tivessem visto uma moeda de ouro na calçada, como se tivessem encontrado algo que não se costuma encontrar numa calçada qualquer. Maicon não percebeu ainda, mas tem um incrível talento. Porém ninguém contou isso à ele ainda.

Acho que quase ninguém acredita que um menino negro, pobre e sujo possua tamanho dom. Nem ele mesmo acredita nisso. Ele não sabe o que é um dom pois não ensinaram a ele. Seu pai foi embora cedo demais para explicar o significado da palavra. Sua mãe é algo como a Christiane F, porém ainda não virou celebridade. Maicon aprendeu a se virar da pior forma possível.

Todos que estão lendo esta matéria provavelmente têm seu porto seguro, um lugar ao qual podem recorrer quando estiverem na merda. Todos temos computadores, comida, televisão, roupa lavada, vídeos de sacanagem, escola e mais amigos do que Maicon tem. Todos desperdiçamos nosso tempo vendo a Xuxa tratar crianças como retardados, com suas próteses de silicone e seu patrimônio bilionário.

Sim, nós temos sorte. Isso é uma coisa que Maicon não tem. Felizmente ele nem sabe o significado dessa palavra. Senão, além de comida, seu sonho seria ter sorte. E para um menino qualquer de um Brasil qualquer não é bom sonhar muito alto.


Lilly Rose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...