sábado, 31 de outubro de 2009

Cultura Suja-Estréia-Cabaré brasileiro


Hoje estréia mais uma coluna aqui no blog. esta coluna será fixa aqui. O Sujo no comando dela responde por Arthur Figueiredo. Alerto a todos para o humor ácido, o texto com graves efeitos colaterais e o pensamento revolucionário que move não só ele, mas como todos que pensam e frequentam este blog. Sua coluna tratará de cultura. Não a cultura que o fantástico empurra goela a baixo. Não será a cultura do leblon life style da novela das oito, e muito menos a falsa erudição que se transforma em mercadoria e objeto de transgreção de valores e ideias. Será simplesmente cultura, e caberá a você leitor aceitá-la ou não. Neste blog não há ditadura que não possa ser derrubada. O texto segue aqui em baixo.

Sensualidade, dança, fantasia, entretenimento provocante. São esses elementos que compõem a arte do striptease. Em sua forma mais clássica, nas décadas de 30 e 40, ele era encenado nos cabarés norte-americanos, um espetáculo com música ao vivo e erotismo. Este cenário tem sido revivido desde o início da década de 90 e agora passou por São Paulo.

Dita Von Teese, 37 anos, a maior representante do gênero atualmente, arrancou aplausos e suspiros do palco da The Week, numa curta apresentação para um público formado por atrizes como Guilhermina Guinle e Paula Burlamaqui, a apresentadora Fernanda Young (que confessou ter sido influenciada pelo estilo da modelo em seu ensaio para a revista Playboy de novembro) e a cantora Pitty.

Essa é mais uma prova de que o erotismo nunca perde seu espaço no mercado, principalmente quando é associado à arte. Há quem considere a nudez uma completa obra de arte, como há quem ache que chamar nudez de arte é um artifício para torná-la aceita na sociedade.

Mas existe também um significativo grupo de pessoas que prefere não refletir sobre essa questão, apenas aproveitar o que o mercado tem a oferecer. Como diria a própria Dita: “Sexo vende”.

Arthur Figueiredo

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...