domingo, 6 de dezembro de 2009

Sujos Factual-Histórias curiosas da Copa de 94


Aproveitando o clima de copa do mundo, OSSUJOS pisam na bola e dão uma canelada em algumas histórias interessantes da copa 94 que talvez você nunca tenha escutado. Em que assume a área esportiva do blog é Rob Gordon, o mais novo sujo no ar.

1994… O Brasil ia aos trancos e barrancos, tanto na economia quanto na política, e até mesmo no futebol. Este que é uma paixão nacional, assim como a bunda (“como” no sentido de conjunção e não no sentido do verbo comer no presente), ia de mal a pior. Perdemos pra Bolívia no céu de La Paz, derrota essa que foi a primeira em eliminatórias e só nos classificamos no último jogo graças ao baixinho Romário, que tinha sido excluído do grupo de jogadores por fazer xixi na cabeça das pessoas no hotel da concentração anos antes.

Mas enfim chegamos a esse Mundial que foi o mais emocionante da era moderna da Copa do Mundo. Sem a menor credibilidade, o time de Parreira não chegou como azarão mas também não era favorito. Tínhamos uma legião de jogadores incógnitas que tiveram a chance de provar que não eram cabeças de bagre com fase de craque em seus respectivos clubes.

Taffarel tinha fama de frangueiro e comprovou sua reputação no jogo da Bolívia já citado onde engoliu um por de baixo das canetinhas, mas Galvão Bueno, durante a copa, aliviou seu lado com a célebre frase “sai que é sua Taffarel”, e acabou fazendo o seu filme.

Os Ricardos Rocha e Gomes formavam nossa zaga titular, que parecia usar chuteiras de chumbo pois não costuma subir nas bolas aéreas. E os dois bonitões ainda fizeram o favor de se lesionarem deixando o pepino nas mãos de Aldair e Márcio Santos. Nossos cérebros dentro de campo eram Zinho e Raí.

O primeiro foi apelidado de enceradeira da copa, pelo seu futebol rotativo em torno da mesma posição e o segundo perdeu a titularidade ainda na primeira fase. Nossos grandes trunfos eram Bebeto e Romário, que atuavam na Espanha, respectivamente em Deportivo la Coruna e Barcelona, e davam um toque de experiência e qualidade ao grupo.

Amanhã este especial continua com a segunda parte.
Rob Gordon

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...