terça-feira, 7 de setembro de 2010
Cultura Suja - Ron Mueck e o hiperrealismo de suas obras
Ron Mueck é um australiano que começou seu trabalho com marionetes e manequins em Londres. Um de seus trabalhos foi encomendado por Paula Rego, e depois de ser descoberto por Charles Saatchi ficou conhecido por causar espanto com suas esculturas hiperrealistas do corpo humano.
Uma de suas primeiras esculturas após a sua descoberta foi a de seu pai, recentemente falecido, completamente nu, porem seu tamanho era menor que um metro de comprimento.
A precisão de detalhes, que foi exposta no National Gallery de Melbourne, Austrália, no inicio deste ano, é tamanha que se não fosse pela escala diminuta ou monumental de suas esculturas seria facilmente confundida com pessoas. Suas obras são tão intensas que provocam emoção por si só, mostrando o ser humano como é e não o humano perfeito.
O próprio Ron Mueck não sabe como denominar-se: artista, artesão ou técnico em hiperrealismo, pois diz: "Jamais quis ser um escultor. Não sei bem porque faço isto mas não me imagino a fazer outra coisa. Não me considero um artista, isto é simplesmente a única coisa que sei fazer."
A escultura de Ron Mueck mostra uma imagem falsa sem tirar a realidade do seu significado.
Veja mais:
Nane Dourado
Marcadores:
arte,
artista austaliano,
escultura,
modernidade,
ron mueck
Assinar:
Postar comentários (Atom)
o cara manda fácil! deve valer rios de dinheiro essas obras...
ResponderExcluirsensacional!
ResponderExcluirótimo post, continue assim mostrando coisas impactantes e interessantes como a obra de Ron Mueck.
parabéns Nane.