quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Imagem Suja - VMB - Vai esperar o que?


Aqui não vamos fazer julgamento de valor quanto ao vencedor. Se a banda é ruim ou não, o problema é de quem escuta. O fato é que a febre teen do momento foi vaiada ao receber o prêmio da MTV, o VMB, na noite desta quinta-feira. Agora, cara pálida, me diz o que você esperava do VMB?


Já faz algum tempo que a MTV deixou de representar música de qualidade. Aquela cara alternativa no visual dos comerciais, e de quem manda o espectador desligar a TV e ir ler um livro, é a capa de uma organização que é nada mais que... uma empresa. E como é uma empresa, visa lucro meu chapinha.

A MTV está alinhada com as grandes gravadoras e selos. Não só no Brasil. É no mundo. Nada mais conveniente do que premiar quem é líder de vendas e de marketing. E não há como negar, os garotos das calças coloridas são. É uma indústria de óculos, camisetas, calças amarelas e tudo mais.

Trabalho para uma banda e posso dizer. Para entrar na MTV, por baixo, são R$ 10000,00. O clip pode ser a tosqueira que for, mas com essa grana ele entra, toca e vira hit.

Funciona assim mesmo. Esperar outra coisa é bobagem. Se não gostou, dá um Restart nos seus conceitos.

4 comentários:

  1. Acho que depois de mto apanhar, a MTV resolveu mesmo optar pelo público q dá camisa. Que viaja dia e noite por um ídolo, que chora e sofre por cada movimento insignificante que este faz em sua vida pública. Ou seja, o público da MTV ñ é mais aquela juventude criadora, promissora, produtora de conteúdo espontâneo e despretenciosamente visionário. O interesse deles agora é no público mais fiel de todos, os (as) tietes. E observando unica e exclusivamente de uma maneira empresarial. que jogada hein?! Talvez depois de um tempo conseguindo bons resultados de audiência, ela consiga a credibilidade que sempre buscou perante os anunciante, para voltar a produzir conteúdo de valor. Talvez tbm eu esteja sendo otimista e eles "defecando e caminhando". É esterar pra ver.

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo que a música popular deixou seu papel legítimo de arte contestadora e reflexiva de seu tempo, para tornar-se mera trilha sonora de palhaços fantasiados com a efemeridade e o vazio da pretensa moda.
    Não encaro a premiação deste conjunto com surpresa. Muito menos, sinto um furor de injustiça no meu mais profundo e subjetivo senso equitativo musical. Simplesmente desejo que a MTV e esse monte de cuzão que acha que é malandro fodam-se na sua existência rasa e manipulada.

    ResponderExcluir
  3. A música se mercantilizou tanto que virou um fenômeno parecido com algumas faculdades particulares que foram instaladas dentro de shoppings centers, de modo que você vai pra aula com a intenção de cortar o cabelo e comprar roupas. O mesmo aconteceu com a música: os caras põem a estética e a moda em primeiro plano, enquanto o som é apenas um "Restart" da mesma fita. Mas acredito que ainda há muita coisa boa fora da MTV, bandas alternativas que levam o negócio a sério.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...