terça-feira, 20 de abril de 2010
Música Suja-We're an american band!
Após longos dias desaparecido, retorno com minha coluna após uma imersão subterrânea nos confins do infinito mundo cósmico do Rock and Roll. É com grande prazer que vos apresento (para quem não conhece) o Grand Funk Railroad! Uma das maiores proezas já existentes em todos os tempos de existência deste admirável mundo roqueiro.
Esta epopeia começa nos turbulentos e lisérgicos anos 60, em 1964 para sermos mais exatos! A patota de Mark Farner, guitarra e vocal; Don Brewer, bateria e vocal; Craig Frost, órgão e piano e Don Lester baixo elétrico, ensaiavam descomprometidamente no entitulado Jazzmaster.
Após algumas despretensiosas apresentações em clubes e escolas de Flint/Michingan, o conjunto têm um contato imediato com o Disc Jockey Terry Knight, quem abdusiria mais tarde o Jazzmasters para o novo projeto... Terry Knight & The Pack. Como vocalista Knight era um ótimo DJ e produtor.
Após um modesto contrato com o selo Cameo/parkway o conjunto fez memoráveis apresentações com boa repercussão em Detroit Rock City. Pela falta de intimidade de Knight com o trabalho vocal, o duo separa-se.
Cada qual segue sua trajetória até que Knight é novamente requisitado para salvar os integrantes do Pack da aavassaladora fome,aalém das contas que acumulavam na caixa de correio de Mark Farner e Don Brewer,os únicos "sobreviventes" dessa cruzada musical por Detroit. Com a reformulação do grupo, passando a atuar como trio após a entrada de Mel Schacher no contrabaixo.
O trio assina um contrato semestral com a Capitol Records sob o miraculoso nome GRAND FUNK RAILROAD, inspirada na estrada de ferro Grand Trunk Western, da cidade de Flint.Com a acuidade executiva de Terry Knight como empresário, o trio se firma no histórico e conturbado ano de 1969.
Desta forma o Grand Funk fez sua estréia oficial, em 4 de julho do mesmo ano, no Atlanta Pop Festival, tocando para 180 mil pessoas, de graça, de favor, mas se destacaram e culminaram por roubar o show de grupos participantes mais conhecidos. Da noite para o dia se tornaram os preferidos da nova geração, os campeões americanos do rock pesado da época.
(...)
Não percam o desfecho desta história na próxima terça-feira!
Confira no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=lMsIrKjSM6Y
Carlos Carvalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário