domingo, 16 de maio de 2010

Cinema Livre-O Segredo dos Seus Olhos: cinema argentino de primeira.



Obra-prima. Esta é a definição mais correta para o novo filme do cineasta argentino Juan José Campanella, o belíssimo O Segredo dos Seus Olhos. A nova empreitada do diretor de O Filho da Noiva e Clube da Lua (e que também já dirigiu episódios da série americana House) se revela um esplêndido exercício de roteiro (do próprio Campanella juntamente com Eduardo Sacheri – baseado em livro deste) e de direção.

É impressionante a habilidade com que Campanella desenvolve sua história policial de maneira cadenciada e expondo cada personagem de uma forma tão cuidadosa e sutil.
A história gira em torno de Benjamín Espósito (o magnífico ator Ricardo Darín), um oficial de justiça aposentado que decide escrever um romance baseado em um caso ocorrido há 30 anos.

Atuando na época como assistente da promotora Irene (Soledad Villamil, bela e talentosíssima), Espósito se envolveu na investigação do estupro seguido de assassinato da bela esposa de um humilde bancário (Pablo Rago). O caso toma rumos insatisfatórios e no presente Espósito mergulha em suas memórias, procura por Irene (por quem ainda se descobre apaixonado) e inicia uma busca obstinada pela verdade de toda aquela investigação.


O baixo orçamento girando em torno de 2 milhões de euros é muito bem aproveitado, com ótimos cenários (ah!, as cafeterias de Buenos Aires...), excelentes atores (vale destacar a forte presença dramática do comediante argentino Guillermo Francella, interpretando o amigo de Espósito – a cena em que ele faz um discurso sobre como nós não podemos nos libertar de nossas paixões e como isto pode ser usado para pegar o assassino é um dos momentos mais lindos que já vi no cinema) e o simples, porém preciso trabalho de maquiagem (de fundamental importância para o filme).


A fotografia e a montagem também são outros grandes acertos. A primeira, fita por Félix Monti, se mostra altamente acertada ao investir em tons escuros, (vermelho, marrom, vinho) e em sombras, demonstrando o clima denso que reina ao redor dos personagens. Espetacular também é o acertadíssimo plano-seqüência (recurso que particularmente adoro) que se desenrola dentro de um estádio de futebol durante uma daquelas legítimas perseguições de filmes policias americanos dos anos 70. A habilidade como Campanella conduz a cena é palpável.

Já a eficiente montagem, do próprio Campanella, é pausada, saltando de maneira fluida no tempo. Nada de cortes acelerados e correria, como está acostumada a geração MTV. Tudo acontece no seu devido tempo e não há pressa alguma, até que os caminhos se encerrem em um desfecho impressionante.


Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010 – quando todos esperavam que o favorito A Fita Branca do diretor austríaco Michael Haneke levaria a estatueta, O Segredo dos Seus Olhos se revela um filmaço, em todos os sentidos, aquele tipo de cinema clássico como dificilmente se vê hoje em dia.

Dá gosto de ver um filme latino-americano tão bom assim e com uma maravilhosa repercussão internacional.

Só me resta dizer uma coisa: parabéns hermanos.

O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, 2009) – de Juan José Campanella

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=yvJ6TEruIcc

Gabriel Fonseca

3 comentários:

  1. Só posso elogiar a maneira inteligente e habilidosa com que o crítico Gabrel Fonseca abrange todos os detalhes que realmente fazem dêste filme algo sensacional. Parabéns pela lucidez e facilidade com que lida com as palavras. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Excelente crítica!

    Espero ansisos a próxima dica!
    vlws

    ResponderExcluir
  3. assisti o filme ontem e realmente é SENSACIONAL.
    geralmente não gosto de filmes argentinos mas esse é é dukarai!

    abrass

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...