
Pode ter passado despercebido, mas o Youtube completou cinco anos. Não sei se para vocês leitores dos Sujos o impacto desta tecnologia tenha sido tão grande quanto foi para este escriba.
A tecnologia de streaming de vídeo em um plataforma universal foi algo que mudou drasticamente a relação entre o espectador e o meio de produção. Além da interação direta por meio dos comentários, a audiência pode se ver como produtora de conteúdo, na medida em que você mesmo poderia se associar à uma conta Google e postar seus vídeos.
Com isso, a noção de direitos autoriais foi drasticamente modificada. Eu, na minha humilde residência, poderia editar o novo clip do U2, ou produzir uma versão modificada de um clássico das telonas. E depois disponibilizá-la, em escala global, correndo o risco de acordar como sub-celebridade do mundo midiático.
A tecnologia Youtube consolidou um novo modos operanti, que veio acompanhado de outras importantes ferramentas da web 2.0. Sim, cito estas ferramentas como web 2.0 pois ao me ver é neste exato momento que estamos vivendo, beirando mais uma copa do mundo (nosso time vai de Doni, Gilberto e Grafite. Que porrada hein meu amigo?), no meio de uma intensa transição tecnológica que suas funcionalidades parecem atingir o maior grau de usabilidade.
O youtube foge ao esquema “programação, grade”. Blogs produzem informações com caráter independente. Redes sociais conectam pessoas. Messengers são ferramentas de trabalho.
Mesmo que ainda não tão lucrativo, o Youtube definitivamente já marca uma época.
Selecionei alguns dos meus clássicos do Youtube. E você, também tem algum?
Excelente postagem!
ResponderExcluirTecnologia "Do it yourself"...
Porta aberta para a criatividade como para a mediocridade.
Se a fria TV te deixa sentado e empurra o que acha que você deve assistir...o youtube trouxe-nos a chance de dar o troco
O Youtube é fantástico, mas é preciso saber usá-lo, e pouca gente parece que sabe...