quinta-feira, 23 de junho de 2011

Culto e Grosso - Quantos amigos você tem?

No último mês de março o Facebook ultrapassou a marca de 13 milhões de usuários no Brasil. Seguindo a tendência mundial, o Brasil se conecta ao site de Mark Zucherberg e vai gradativamente abandonando o até então líder Orkut. As redes sociais são inegavelmente um grande sucesso não de hoje, mas adaptadas para a internet de forma muito bem sucedida

Junto com o sucesso das redes sociais, vieram os milhares de especialistas em social media. É incrível pensar que algo tão recente já possui estudiosos tão profundos e gurus que são capazes de desvendar o funcionamento de algo orgânico e mutável. Isso as vezes parece até uma piada. Mas na verdade o assunto aqui nem será exatamente este. Vamos falar sobre o que move a rede, e que dá vida a este sistema. E na humilde opinião deste escriba, não é nenhuma novidade: status.

Para quem assistiu ao filme "A rede social", que conta o nascimento do Facebook percebeu o que é a sede pelo "querer aparecer". O Facebook nasceu em uma disputa para saber quem era a garota mais bonita de uma universidade. A partir de então a rede começou a crescer a para entender o resto assista ao filme. O lance é que sem status, a rede nunca cresceria. E status, no fim das contas é o que move o mundo. Felizmente ou infelizmente.

Diferente do Orkut, onde a informação era a interface do site, no Facebook a imagem é o início de tudo. E perceba o quão importante é ter uma imagem interessante ali no seu profile. Aquilo é como um anúncio do que será encontrado no interior da página. E veja que as informações do seu perfil ficam no interior das páginas. Para encontrar algo, que não sejam as imagens, é preciso procurar um bocado. No fim das contas, é o império da imagem a todo custo. O conteúdo? Esse fica para depois.

Outro ponto é a popularidade. Não importa se os seus amigos ali são próximos ou não. Não importa se você os conhece pessoalmente ou não. Não importa se algum dia você já trocou duas ou três palavras com eles ou não. Veja que há apenas uma única categoria (amigos) onde todos se encontram. Claro, é possível indexar seu profile aos seus familiares, mas em relação aos seus amigos, o que importa é o número. Quem tem mais, claro, é mais pop.

O interessante é que nada disso é novo, e os especialistas de plantão insistem em compreender uma novidade que já está aí desde os filmes americanos High School. E o padrão babaca tipo exportação também parece entrar com força total no país, já que o grande lance é manter uma imagem bonitona e uma rotina instigante em suaves posts diários para a sua audiência. É tudo muito bem conectado e amarrado para que a disputa pelo mercado da popularidade seja cada vez mais interessante.

A grande sacada foi conseguir mostrar o que é status visualmente e sem ser agressivo, de forma que todos, mesmo que de forma inconsciente, busquem tê-lo. Vai dizer que você nunca teve que responder a pergunta:

Quantos amigos você tem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...