segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Curto e Grosso - Você está pronto para o debate?

As redes sociais e a constante evolução da comunicação instantânea mudaram a forma de construção dos relacionamentos. De um lado estão os que defendem o avanço das relações humanas, resultado proveniente das facilidades que a tecnologia da informação tem colocado à nossa diposição.

Do outro lado, teóricos defendem que a alteração da nossa comunicação interpessoal pode levar ao isolamento das pessoas em suas microrealidades, já que o contato, o olho no olho já não são mais tão necessários.

As duas correntes apresentam pontos interessantes, vantagens e desvantagens. A discussão levantada aqui é a relação opinião x relacionamento.

Uma vez que não mais é necessário este tipo de contato, até que ponto as pessoas podem se esconder por trás de suas máscaras virtuais para defender seus pontos de vista? Ultimamente, alguns casos chocaram a imprensa nacional, com pontos de vista completamente desconexos da realidade, como no caso da estagiária de direito que agrediu verbalmente a população do nordeste brasileiro.

Outro que sempre tem visões polêmicas é o humorista e jornalista Rafinha Bastos. Tido como o homem mais influente do mundo no Twitter, o comediante sempre é alvo da ira de seus seguidores quando tem algo que é muito divergente da realidade.

Estes exemplos mostram que a opinião está se tornando tão ou mais importante do que a responsabilidade do emissor quanto ao que é dito. Valendo-se da efemeridade da internet e da rapidez com que a informação se espalha e some, cada vez mais as pessoas não se preocupam com o significado daquilo que dizem olhando apenas para a necessidade de se fazerem presentes.

A relação disso com os relacionamentos é que o maior número de conexões na atualidade é capaz de gerar um efeito catastrófico em forma de onda, viralizando todo tipo de opinião. E aqui é importante ressaltar a capacidade de aceitação das críticas, algo hoje em total escassez no mercado da informação.

Os egos megainflacionados pelos números de amigos nas redes fazem com que o sujeito tenha um falso compromisso com o que já foi dito. A pena para quem repensa uma opinião pode ser uma severa debandada em seus seguidores.

É interessante pensar, dentro de todo este texto, no seguinte ponto:
Você está preparado para a discutir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...