terça-feira, 1 de junho de 2010

Música Suja - Deu branco no samba!



O aburguesamento do samba assim como várias outras expressões de cooptação e CU...ltificação da música de raiz é papo batido. Entretanto, façamos uma pequena reflexão sobre o aspecto pedante, vazio e mulherofóbico ou mulherofáltico imanente ao neomalandrismo carioca e, também, periférico.

Como toda relação social pautada por uma dogmática, no neomalandrismo sambístico, a citação dos “profetas” do meio é constante e absolutamente passível de aquiescência e louvor; exemplo:

Indivíduo X: - Essa música é do Noel Rosa, genial !

Amigos do indivíduo X: - Genial, Noel é gênio mesmo, poeta, nobreza do samba!

Pronto! Como o fanatismo religioso, este tipo de discurso pré-fabricado permeia o diálogo neomalandro e morre na superficialidade da moda, sem maiores apreciações ou um mergulho verdadeiro na alma do samba.

Reificado, pois, o samba (de raiz, porque o resto é um lixo, conforme a “malandragem”) em sua essência, geografia, morenidade, molejo e mulatidão subsume-se à lógica de um modernismo anacrônico e ufanista, absolutamente fake e superficial.

É como se o rebolado brasileiro fosse vertebrado por uma cintura metálica, cibernética, descartável, simulada e, por que não, dissimulada.


Seria tamanha ingenuidade nossa, porém, uma interpretação estanque da cultura. Deu branco no samba! E branco “do bão”, convenhamos!O grupo Casuarina, Diogo Nogueira, dentre outros, enriquecem,deveras, nossa música.

E há muita gente na lapa que manja de samba, há muito frequentador das rodas que sabe o que faz por lá, rola um feedback sincero e tudo mais. O risível,todavia, é o fenômeno neomalandrista.

Esse monte de bamba leite com pêra, com seu molejo de condomínio e conhecimento rítmico via Wikipedia, que invade a cena de classe média com seu ethos soberbamente vadio.

O coração leviano – coitado do Paulinho – a alma de plástico e a estética combinada agarrou desta vez no samba. Saibam, caríssimos, identificar os focos de neomalandragem para que possam desvencilhar dessa patota chata e artificial. Afinal, malandro é malandro e mané é sempre mané, não adianta!

Carlos Carvalho

3 comentários:

  1. É estranho como o mundo dá voltas, daqui a pouco o funk também vai ser reinventado e cantado pelo topo da cadeia alimentar brasileira...

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, análise perfeita, só não posso concordar que haja fator positivo com Diogo Nogueira, aqui no Rio pude acompanhar nas rádios a barra que se forçou pra esse cara colar, é samba pré-fabricado. Longe da essência de lamento sincero que o Mestre Paulinho Cesar Pinheiro exige do samba de verdade. Ou, como canta Vinícius, "fazer samba não é contar piada, quem faz samba assim não é de nada". Casuarina sim, traz a jovem lapa sem a artificialidade, o samba renovado.

    Abs,

    Parabéns pela versatilidade da coluna do punk ao samba!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela moral João!Fico lisonjeado com vosso comentário. A menção ao Diogo tem muito a ver com a herança e o meio em que foi criado. Vai além da música. É um cara cria da bamba pura.
    Mas concordo com a barra forçada pelas rádios, sem dúvida!
    Abraço camarada!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...