domingo, 13 de junho de 2010

Cinema Livre - Amor Sem Escalas: um dos melhores filme de 2009


Em 2006 ele dirigiu Obrigado por Fumar, uma ácida análise sobre as corporações de tabaco norte-americanas. Em 2007 ele dirigiu o excelente Juno, sucesso de público e crítica que tratava do complexo universo adolescente e da famigerada gravidez antes da hora. Recentemente, em 2009, ele dirigiu o espetacular e originalíssimo Amor Sem Escalas, indicado a 6 prêmios do Oscar (melhor filme, diretor, roteiro, ator para George Clooney e atriz coadjuvante para Vera Farmiga
e Anna Kendrick).


Eu estou falando de Jason Reitman, um jovem diretor canadense que vem se firmando no novo cenário do cinema e cada vez que ele se propõe a filmar algo já é sinal de coisa boa vindo no ar.
Neste Amor Sem Escalas (o título original é “Up in the Air”, algo como “no ar” ou “nas alturas”), George Clooney é Ryan Bingham, um homem frio que adora o seu trabalho. Ele é funcionário de uma empresa que é contrada por outras empresas ou corporações para demitir pessoas. E é isso que Ryan faz, viaja de avião por todo lado e diz na cara de alguns honestos trabalhadores americanos que seus serviços não são mais necessários. Seria cômico, se não fosse trágico.


É quando então as coisas começam a mudar e duas mulheres entram na vida de Ryan. A primeira é Alex (Vera Farmiga), uma versão de saias do próprio Ryan, que como ele passa mais tempo viajando do que em casa. Haverá ali um interesse mútuo, mesmo que sem comprometimento. (atenção para o travelling que segue de costas e nua a maravilhosa Farmiga em uma cena sensual – é algo simplesmente impressionante!). A segunda é Natalie Keener (Anna Kendrick), uma arrogante nova funcionária da empresa em que Ryan trabalha. Ela desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.

A partir dessa premissa original (que dialoga com a atual situação econômica americana – nada melhor que uma crise dessas para que Ryan viaje muito, junte milhas e demita bastante pessoas), o diretor Jason Reitman consegue estabelecer uma excelente dinâmica entre os personagens e demonstra estilo com sua câmera em momentos quando por exemplo realiza planos detalhes com cortes rápidos, ao demonstrar a atitude metódica de Ryan ao arrumar as malas. O roteiro, também de Reitman, equilibra bem algumas boas piadas com os momentos dramáticos. E é exatamente nestes momentos, que o filme se revela muito mais do que parece ser.



O título brasileiro engana, o romance passa um pouco longe dessa magnífica comédia dramática. Amor Sem Escalas é profundo, é filosófico, é reflexivo e é pesado. Digo isso não pelo fato do filme ser violento ou conter cenas ardentes de sexo, mas diante das temáticas que ele decide abordar e dos rumos que a história e o destino dos personagens tomam não há como negar a alta densidade da película. Amor Sem Escalas é daqueles filmes que quando terminam, te fazem parar e pensar na sua própria vida e na vida das pessoas ao eu redor. E quando um filme consegue fazer isso, quando ele consegue se estender para além daquelas duas horas em que você ficou dentro da sala de cinema, você pode dizer que esteve diante de um filme diferenciado. Uma mensagem foi passada. Uma bela mensagem por sinal.

Amor Sem Escalas é acima de tudo um filme sobre pessoas, sobre as relações entre elas, sobre o que é felicidade para cada um de nós e como lidamos com ela.
Jason Reitman deu o pontapé inicial para que você pense exatamente se você está guiando a sua vida para o lado certo.
Basta apenas que você compre sua passagem e embarque nesta viagem.

* Amor Sem Escalas já está disponível para locação em DVD e Blu-Ray.
Amor Sem Escalas(Up in the Air, 2009) – de Jason Reitman
assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=e7k6FwXJhNk

Gabriel Fonseca

2 comentários:

  1. É isso aí Gabriel, Amor Sem Escalas é mesmo um filme diferente, que além de abordar questões pessoais, tamben retrata e muito bem um problema que atinge milhões de pessoas no mumdo como as demissões em massa. Parabéns pela maneira com que comentou tudo isso. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu estilo de transmitir o que pensa em ralação a uma película. Quanto ao filme você já disse tudo, é simplesmente demais. Parabéns pelo seu trabalho,continue assim

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...