quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Culto e Grosso - A opinião


Os tempos não são bons para quem tem opinião. As redes sociais estão deixando as pessoas cada vez mais presas em mundinhos de amizades duvidosas e caixas de vidro virtuais. A sensibilidade é cada vez maior e o despreparo em relação à crítica é algo cada vez mais grave.

Sim, as redes sociais são fascinantes. Um caminho rápido que conecta você a muitas pessoas, lugares e oportunidades. Mas ao mesmo tempo, a junção do espaço real e do virtual promovem uma falsa sensação de proximidade que impede o debate e cria grupos de opinião que defendem seus pontos de vista como xiitas. É um ataque a opinião na forma de likes e dislikes.

Particularmente uso minhas redes sociais em caráter experimental, com o objetivo de tentar entender o comportamento do ser humando diante de pontos de vistas distindos sobre assuntos diversos. Neste tempo em que venho realizando estes testes, consegui chegar a algumas conclusões:

-a opinião é algo valorizado, quando condizente com o ponto de vista da massa. Ou seja, quando é o que as pessoas querem escutar

-as pessoas estão carantes de opinião

-a responsabilidade sobre o que se diz não existe. Existe apenas a vontade de dizer

-Em situações de confronto de opinião, não existe debate. Dois grupos se formam: os que são contrários e os que são a favor e cada um defende o seu ponto de vista

-Discussões não terminam com conclusões. Cada lado sai de cena sinicamente mantendo seu ponto de vista inalterado

Diante desta pequena observação, é importante ressaltar que a geração que está crescendo nas redes sociais já vem com esta programação, ou provavelmente virá.

Outro ponto é que estamos próximos de um grande evento em que o debate e o confronto de ideias são as principais ferramentas para avaliação dos fatos: o processo eleitoral.

O que, diante deste quadro, faz com que possamos vislumbrar um cenário de confronto nas redes sociais entre as principais correntes partidárias.

É um horizonte que particularmente me dá medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...