quarta-feira, 28 de julho de 2010

Imagem Aqui - Bola Gato




Talvez a notícia do dia tenha sido um jornal. A capa do Meia Hora de hoje repercutiu forte nas mídias sociais. A foto da bola e do gato, conectada à manchete viralizou rapidamente pela rede, junto com a chamada carregada de ironia. A análise do Meia Hora é interessante para quem trabalha com comunicação.

O jornal bate contra muito do que é ensinado nas escolas de comunicação. A manchete bombástica, o sensacionalismo e o sangue que escorre das matérias são alguns dos elementos chave do diário. Além disso, a estrutura é claramente voltada para um público popular, que tem pouco tempo para ler, e quer se informar de forma rápida.

A combinação com a internet é chave. A manchete explode e em alguns minutos, mesclando visual e texto se espalham. Mesmo que você por ventura não se interesse pelo jornal, acaba lendo por achar graça, ou por ser completamente inusitado.

O ponto é que o Meia Hora parece caminhar atualizado com andar das mídias. Notícias rápidas, com grau de apelo e atenção elevado e combinação de veículos. Além disso a visão é de produto. As manchetes estão mais para chamadas de anúncios publicitários do que propriamente para jornalismo. Ver informação como valor é fator chave e de sucesso nesse caso.

O que ao meu ver deve ser o que acontece. No lugar de jornalistas, publicitários e criativos, criando a cara do produto e seus atributos. O resumo dessa história é que você pode até não gostar do jornal, mas uma coisa é fato: deve ser divertido trabalhar lá.

Marc Balender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...