terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sujos Factual-Oportunidade de ficar quieto


Esta semana o apresentador Boris Casoy, que comanda um grande telejornal da TV brasileira, manifestou em um comentário desrespeitoso, sua opinião sobre determinada classe de trabalhadores brasileiros. Não seremos nós, dos Sujos, os juízes dessa peleja. A opinião pública já se encarrega disso. O que queremos discutir é o que foi dito.

Boris ridicularizou o desejo de feliz natal de dois trabalhadores, por serem garis. Pensamento que não está na cabeça apenas do apresentador. Ele se manifesta como uma praga que se alastra na “nova elite média” do país. O que se vê é que trabalho é coisa de pobre, principalmente se for manual. Herança de nossa história de povo colonizado, que valoriza apenas o que é feito com a “cabeça”.



Confira o vídeo da declaração do apresentador neste link:
http://www.youtube.com/watch?v=f_E4j7vi3js

Os grandes meios de comunicação, alguns ainda desfrutando da soberania vinda dos tempos ditatoriais embasam a tese, apoiados em estruturas que retratam um cotidiano fantasioso, babaca e repetitivo. Como já dito aqui, a fórmula do Leblon Life Style que insiste em se apresentar como imagem e forma do brasileiro.

A geração giga-suco e giga-burguer do programa juvenil do fim de tarde, que frequenta o cursinho pré-vestibular, mas quer mesmo é atrapalhar o romance do coleguinha ou curtir uma festinha regada a música de qualidade duvidosa. Os programas dominicais que colocam bunda e sofrimento num paralelo impossível.

O pensamento de Boris é o mesmo dos que querem a manutenção de tudo como está. Dos que reclamam que o país não vai pra frente, mas não movem palhas para que as coisas mudem, e na hora do voto colocam os carrascos de novo no poder. São jornalistas, advogados, médicos, engenheiros. A tal elite cultural. Eles estão aí, e é por isso que prefiro ter um inimigo declarado como Boris.

Marc Balender

Um comentário:

  1. É..o Boris foi o destaque de toda a semana passada. Acho interessante o seu ponto de vista. Realmente, há uma imagem clara vendida pelos meios de comunicação. E o Boris, só fez o favor de externá-la! rsrs
    Bom texto.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...