sábado, 9 de janeiro de 2010
Cultura Suja - 90’s
Às vezes páro pra pensar sobre a quantidade de coisas que curtimos de décadas passadas. Obviamente, a que nos influenciou prioritariamente neste terceiro milênio foi a última década, os anos 90. Houveram muitas marcas culturais, algumas delas existem até hoje. Muitas bandas e filmes marcantes.
Foi o auge do Hard Rock. Paralelamente, o Grunge começou a crescer e assistiu à queda da era Guns N’ Roses quase ao mesmo tempo em que também começou a cair. Bom, Axl e Slash brigaram e Kurt Cobain se matou (pelo menos é o que dizem).
Esses foram alguns traumas que atrapalharam os 2 segmentos musicais. Porém logo depois houve uma renovação musical com a ascensão de bandas britânicas como Oasis e Blur. E o Grunge foi de certa forma retomado, com o Foo Fighters e o Silverchair.
Quer dizer, não se pode falar somente de rock como música. Houve também vários fenômenos Pop Teen, como Spice Girls, N’Sync, Back Street Boys. E a Madonna continuou polemizando. Essas são minhas lembranças.
Em relação ao cinema, podemos citar Forrest Gump, Trainspotting, Titanic, Pulp Fiction, Um Sonho de Liberdade, etc. Diretores como Tarantino consolidaram suas carreiras, assim como astros como Ewan McGregor, Angelina Jolie e Leonardo DiCaprio.
Na política, houve o fim da Guerra Fria, o fracasso do Socialismo e a vitória da Democracia.
Na tecnologia, houve a popularização do computador e da Internet (lembra daquelas épocas de ICQ, internet discada e restrita aos finais de semana?). Foi a época de transição entre os velhos tempos da infância que jogava bola na rua e a atual, que joga Fifa e Winning Eleven, e fica o dia inteiro trancada em apartamentos.
Lilly Rose
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário