quarta-feira, 5 de maio de 2010
Sujos Factual - Os “figuras” das figurinhas
Ele andou meio apagado por alguns anos, mas desta vez ele voltou com grande força. É o álbum oficial da copa do mundo que não escolhe idade para se colecionar. Muitos que andavam desanimados com a coleção voltaram com tudo para, neste ano, tentar completar o livro ilustrado. E também, muitos tiozões colecionadores das copas de 58, 62, 66, e por ai vai, se animaram e estão trocando figurinha com a molecada que tem idade para serem seus netos ou bisnetos.
O álbum naturalmente evoluiu, as figurinhas agora são autocolantes (inovação existente desde de 95), e as páginas parecem ser de um material que dura mais e anti-traças (depois da copa, ele vai ficar guardadinho na estante).
Além da emoção de trocar figurinhas, jogar bafão com a moçada pra arrecadar mais cromos e tentar completar o álbum, todo ano de copa, ficamos surpresos, intrigados e admirados com os “figuras” que aparecem nas figurinhas dos álbuns. Vamos aos peças raras.
O primeiro que tenho lembrança foi lendário Trifon Ivanov, zagueiro da Bulgária, na campanha mágica e milagrosa que levou o time ao quarto lugar no mundial de 94. Ivanov usava mullets e barba mal-feita e ainda possui olhos de peixe que o deixava com uma costante aparência de estar bêbado.
No mesmo ano a Noruega era um time repleto de crianças. Isso mesmo, Nielsen, Halle e Geirmund aparentavam ter no máximo 14 anos, mas, olhando com atenção as fichas técnicas destes jogadores percebia-se que o menor deles tinha 1,92m de altura, característica essa marcante nas seleções escandinavas.
Não poderíamos deixar de citar Carlos Valderrama, meia ofensivo da Colômbia que mal cabia na figurinha devido a sua cabeleira.
Esta série continua.
Rob Gordon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É engraçada esta febre de colecionar figurinhas da copa. Quando eu era mais nova, demoravamos para completar um album. Hoje, já vejo gente oferecer e trocar figurinhas por orkut e facebook! Assim é até mais fácil conhecer os jogadores antes mesmo do grande evento do futebol começar.
ResponderExcluirE que nostalgia! Valderrama! kkkkk