segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Sujos Factual-Segunda sem Tela Quente
Segundona braba. Qual seu programa para hoje à noite? Se você vai ficar em casa, e não tem TV por assinatura, nem internet de velocidade razoável, as opções ficam restritas.
Porém, o horário nobre de segunda-feira tem se transformado em mais um campo de batalha entre os grandes conglomerados de comunicação do país com a ascensão do programa Custe o que Custar, exibido pela rede de TV Bandeirantes. É inegável que o formato importado e de sucesso consolidado em outros países incomoda.
A trupe de Tas tem se destacado pelo humor ácido e pelas tiradas rápidas, principalmente quando relacionadas ao mundo das celebridades instantâneas. O talento da equipe vem do teatro. Todos trabalham com atividades paralelas, como stand up comedy.
Mas se você, leitor, fosse incumbido de classificar o programa, em que categoria ele seria enquadrado? Listo algumas opções:
a)comédia b)entretenimento c)jornalismo d)outros
Cada opção tem uma consequência direta no conteúdo, e é aí que mora o perigo. Faça um exercício de análise. Pense no quadro "Proteste Já", e classifique-o. Depois olhe para o restante do programa.
O quanto seria perigoso expor pessoas que teoricamente não tem o poder para resolver problemas burocráticos de prefeituras,instituições e orgãos públicos levando-se em conta que trata-se de um programa de humor travestido em jornalismo?
E ainda mais perigoso se torna quando analisamos os números. A audiência segue em uma curva crescente, segundo dados da folha.
Acesse o link aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u405829.shtml
A proposta do post é apenas uma reflexão, sem qualquer tipo de preconceito ao programa. Será que eles estão jogando limpo?
Marc Balender
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário